segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Moda e Estilo de Vida

Estou devendo para vocês os comentários sobre as palestras da semana de moda de Vitória, que aconteceu no começo do mês.

Então, vamos a elas. Aqui listei os tópicos mais importantes da palestra sobre Moda e Estilo de Vida, por Fernanda Carlos – consultora em Gestão e Design de Moda. O enfoque foi muito sobre produto e ponto de venda. Veja:

Comportamento:

- Inovação com enfoque no CONSUMIDOR
- O Cliente não sabe o que quer
- Ver necessidades dos Clientes
- Aonde você (empreendedor) quer estar daqui a 5 anos?
- Compra-se promessa, sonho, status e não mais produto
- Mais do que comprar produtos, o consumidor quer experimentar sensações
- Um produto deve ser do jeitinho do cliente, quase customizado
- Fatores decisivos de compra: benefício, qualidade e conforto (de vestir, de atendimento, de resolução de problemas)
- O consumidor tem atenção ao preço: ele quer o melhor custo x benefício
- Público consumidor: é o que tem poder de compra (conquistar)
- Cliente: é o que já compra sua marca (continuar agradando)
- Público-alvo: definir
- Qual é o DNA da sua marca?

Design (moda):

- Deve propor algo novo
- Design compreende objetivos, formas e conteúdo
- Design gera desempenho, qualidade, durabilidade
- O momento é o design de superfície – novas texturas

Lojas (Ponto de Venda):

- Ambientação de lojas: deve contar uma história e depois vem o produto – Ver loja do Ronaldo Fraga na internet
- O ambiente deve entusiasmar: mix de produtos, nível de exposição, sinalização adequada
- A loja deve ter música, cheiro, atividades especiais
- O ponto de venda deve ser especial e único. O Cliente deve voltar e trazer outras pessoas
- Dever ter uma ilha de produtos dentro da loja
- Vitrine: o objetivo é passar o espírito da loja ao cliente
- Cor, iluminação, limpeza, motiva ou não o cliente a entrar
- Vitrine dever ser vista, prometer algo e incitar a venda
- Criar uma exposição diferenciada na vitrine e dentro da loja: cadeira, bicicleta, etc... ao invés de manequins
- A equipe de vendas deve ser fera, comprometida. Conhecer moda e o produto.

É isso. Depois vou postar sobre as tendências Inverno 2011. Loucura? É assim que o mercado da moda funciona...

Bjs!

Mônica Boiteux

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