quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vitória Moda Show - Palestra com Dudu Bertholini


A primeira palestra do VMS foi "As transformações da moda no século XXI" com Dudu Bertholini, estilista da Neon.

Dudu é uma figura ímpar. Dinâmico, acessível, bacanérrimo!

Veja aqui alguns pontos principais da palestra:

Moda deve estar em sintonia com o estilo para ser verdadeira.

A última peça realmente nova foi a mini-saia, nos anos 60.

A inovação é como usar todas essas peças que já foram inventadas.

No final do século XX, a tecnologia muda tudo. Seguir a moda é muito século XX. No século XXI, existe a procura pelo que é autêntico (o estilista,  a loja).

A moda atual é mistura, ruído, contraponto. Em oposição a isso, o ser humano é coletivo, quer pertencer a um grupo. Por isso a moda, a tendência, tantos cabelos iguais e roupas idem.

Livro O império do efêmero (autor é filósofo russo) diz que o novo agora vem da tecnologia, vem da Apple. A moda e as artes plásticas não são mais agentes transformadores como foram no século XX.

Em seguida, Dudu fez uma retrospectiva da moda no século XX:

Anos 10: silhuetas largas.

Anos 20: transgressão. Anos loucos. Silhuetas retas, cintura no quadril. Chanel (que inventa o rabo de cavalo), uso de jóia com bijou. Navy. Silhueta andrógina.

Anos 30: Anos de depressão (Crise de 29) e glamour. Válvula de escape é o cinema: Greta Garbo, Marlene Dietrich. Silhueta lânguida, longilínea.

Anos 40: 2ª Guerra Mundial. Economia de tecido, silhueta mais sisuda, tailleur e turbante. Foco nos ombros. Diva: Catherine Hepburn.

Anos 50: Europa falida e sonho americano em alta. New Look Christian Dior. Resgate da feminilidade e romantismo. Cintura fina e saia rodada. Começam a surgir as contracorrentes: Rebeldes, rock a Billy, James Dean.

Anos 60: o jovem passa a ser ícone de moda. Modelo Twiggy, linha A, cortes geométricos. O homem chega a lua, o plástico é inventado, a mini-saia e a pílula anticoncepcional também, roupas tecnológicas (lembra de Paco Rabanne?). Pret a Porter, larga escala, fast fashion. Contra corrente: os hippies e suas roupas fluidas, alongadas e orgânicas.

Anos 70: Ser passa a ser mais importante do que ter. Valorização do artesanal. Bebe nos anos 30 com as silhuetas fluidas. Boca de sino, costeleta. Minimalismo: Halston, maior designer americano.
Em 76, surge o punk.

Anos 80:  Rhodes – estilista inglesa. A mulher entra agressivamente no mercado de trabalho. Roupas de academia (Sport wear). Geração saúde, poder. Moda é um sistema antropofágico: alimenta-se dela mesma. Maquiagem pesada, cores fortes.

Anos 90: desejo de naturalismo. Estética nada. Jeans e camiseta. Despojamento e casualidade. Tribos: grunges (1993). Os desfiles copiam os looks das ruas. Surge o hi-lo. Final dos anos 90: neominimalismo. Ser ao invés de ter volta em contraponto aos anos 80.

Anos 2000: Internet se populariza. Tudos os estilos entram em um só caldeirão. Tecnologia sempre aliada ao humano. Sucesso do Facebook. 

Dudu termina a palestra com a frase: Moda é oferta, estilo é escolha.

E claro, eu e Dudu Bertholini, sempre estiloso:





Bjs!!

Mônica Boiteux

Nenhum comentário:

Postar um comentário