A primeira palestra do VMS foi "As transformações da moda no século XXI" com Dudu Bertholini, estilista da Neon.
Dudu é uma figura ímpar. Dinâmico, acessível, bacanérrimo!
Veja aqui alguns pontos principais da palestra:
Moda deve estar em sintonia com o estilo para ser
verdadeira.
A última peça realmente nova foi a mini-saia, nos anos 60.
A inovação é como usar todas essas peças que já foram inventadas.
No final do século XX, a tecnologia muda tudo. Seguir a moda
é muito século XX. No século XXI, existe a procura pelo que é autêntico (o estilista, a loja).
A moda atual é mistura, ruído, contraponto. Em oposição a isso, o ser humano é
coletivo, quer pertencer a um grupo. Por isso a moda, a
tendência, tantos cabelos iguais e roupas idem.
Livro O império do efêmero (autor é filósofo russo) diz que o novo
agora vem da tecnologia, vem da Apple. A moda e as artes plásticas não são mais agentes
transformadores como foram no século XX.
Em seguida, Dudu fez uma retrospectiva da moda no século XX:
Anos 10: silhuetas largas.
Anos 20: transgressão. Anos loucos. Silhuetas retas, cintura
no quadril. Chanel (que inventa o rabo de cavalo), uso de jóia com bijou. Navy. Silhueta andrógina.
Anos 30: Anos de depressão (Crise de 29) e glamour. Válvula de escape é o
cinema: Greta Garbo, Marlene Dietrich. Silhueta lânguida, longilínea.
Anos 40: 2ª Guerra Mundial. Economia de tecido, silhueta
mais sisuda, tailleur e turbante. Foco nos ombros. Diva: Catherine Hepburn.
Anos 50: Europa falida e sonho americano em alta. New Look Christian Dior.
Resgate da feminilidade e romantismo. Cintura fina e saia rodada. Começam a
surgir as contracorrentes: Rebeldes, rock a Billy, James Dean.
Anos 60: o jovem passa a ser ícone de moda. Modelo Twiggy, linha A, cortes
geométricos. O homem chega a lua, o plástico é inventado, a mini-saia e a
pílula anticoncepcional também, roupas tecnológicas (lembra de Paco Rabanne?). Pret a Porter,
larga escala, fast fashion. Contra corrente: os hippies e suas roupas fluidas, alongadas e
orgânicas.
Anos 70: Ser passa a ser mais importante do que ter. Valorização do artesanal. Bebe nos
anos 30 com as silhuetas fluidas. Boca de sino, costeleta. Minimalismo: Halston, maior designer
americano.
Em 76, surge o punk.
Anos 80: Rhodes – estilista inglesa. A mulher entra
agressivamente no mercado de trabalho. Roupas de academia (Sport wear). Geração
saúde, poder. Moda é um sistema antropofágico: alimenta-se dela mesma.
Maquiagem pesada, cores fortes.
Anos 90: desejo de naturalismo. Estética nada. Jeans e
camiseta. Despojamento e casualidade. Tribos: grunges (1993). Os desfiles copiam
os looks das ruas. Surge o hi-lo. Final dos anos 90: neominimalismo. Ser ao
invés de ter volta em contraponto aos anos 80.
Anos 2000: Internet se populariza. Tudos os estilos entram em um só caldeirão. Tecnologia sempre
aliada ao humano. Sucesso do Facebook.
Dudu termina a palestra com a frase: Moda é oferta, estilo é escolha.
E claro, eu e Dudu Bertholini, sempre estiloso:
Bjs!!
Mônica Boiteux
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