Mas vamos às palestras:
A primeira foi sobre tendências de Inverno 2012, por uma moça que tem um nome que eu não faço ideia de como se pronuncia: Rhauly Apelfeler. E é capixaba... rs... À palestra:
Palestra Preview Inverno 2012 – Inspirações + Tendências
Macrotendências são os movimentos que estão acontecendo no mundo no que se refere ao comportamento. A partir daí vem as inspirações para a criação de vários produtos, incluindo moda. São elas:
Neosurrealismo: design emocional: surpreendente, lúdico, cores surpreendentes, grafismos nas estampas, quebra de tabus (androginia).
Exagero (over): comer, internet, sexo, cigarro, emoções, stress, ansiedade. O que antigamente era algo natural da vida, hoje é tratado como doença. O brega hoje é interessante, descolado (tecno brega). Para entender esse fenômeno, veja o documentário Brega S/A.
http://mtv.uol.com.br/bregasa/videos/veja-o-document%C3%A1rio-brega-sa-na-%C3%ADntegra
Patrulha do politicamente correto, exagero dos últimos acontecimentos: casmento da princesa e morte de Bin Laden. Precisava de tanta atenção da mídia? Mas eu vi ae aposto que você também. Em contraponto vem a idéia de “eu ainda acredito na humanidade”, de mais tranqüilidade na forma de resolver as coisas. Talvez não sejam necessários tantos processos. Um expoente bacana dessa tendência é o comercial da Coca Cola (Os bons são maioria). Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=yTfBPezID2o
Vem aí uma tendência mais saudável de levar a vida, não só na alimentação e ginástica, mas sim de uma mente mais saudável.
Curadoria Digital: Da mesma forma que um curador de uma exposição seleciona as obras, na internet existe a curadoria digital, que é quem seleciona o que tem na internet e cria novos produtos. É a internet cada vez mais presente em nossas vidas.
Santuário Primitivo: refúgio da vida caótica. São roupas para curtir um ambiente mais tranqüilo: tecidos naturais, algodão, toque e modelagem confortáveis.
Vintage, retorno ao básico. Novamente a Coca Cola sai na frente e lança uma garrafa comemorativa aos seus 125 anos resgatando a primeira garrafa do produto.
Design nômade (gipsy), folk, retro, singelo. Ideias simples irão fazer a diferença. Muita referência ao campo e música folk. Veja o vídeo da “banda mais bonita da cidade” ( é o nome da banda), que bombou na internet com uma ideia muito simples.http://www.youtube.com/watch?v=QW0i1U4u0KE
Veja também o filme “A árvore da vida”. Relacionamentos construtivos, perdão, espiritualidade. Se identificou? Eu também.
Agora vamos às tendências focadas em moda, o que foi visto nas passarelas internacionais:
Color Blocking: mais moderna e de formas mais limpas. Tons de azuis e silhuetas anos 60 (formas soltas e arredondadas).
Volumes esculturais e volumes em contraponto, ou seja, pernas mais sequinhas e volumes na parte de cima. Recortes estratégicos, geometrias, efeitos óticos, círculos e transparências, estampas surrealistas, listras metalizadas.
Romântico: releitura forte de Chanel, bolinhas, casaquetos, preto no branco, rosa seco, musseline de seda, mangas arredondadas, renda, lacinhos nas barras dos shorts, golas vitorianas, foco nas golas ao invés de foco nos braços. Recortes em peças que parecem duas mas é uma só. Abotoamento militar. Veja a personagem Doralice da novela Cordel Encantado. Plissado, pantalona em baixa, comprimento midi (abaixo do joelho) e longo. Estampa miúda que remete ao folk. Vestidos folk com viés e passamanarias, riqueza nos acabamentos, laranja fechado, jaquetas cropped ainda mais curtas, no começo do osso do quadril. Xadrez cinza e marrom em blusas e saias longas. Casacos que embrulham, acolhem o corpo. Ponchos mais curtos até os mega longos. Grafismos com influência folk nos casaquinhos.
Sensual: visual andrógino, vermelho crepuscular, ombros retos, gola canoa (veja Marlene Dietrich). Anos 30/40 em alta para perfil sensual, peles, cintura marcada, saia lápis em conjuntinhos, drapeados, jaquard, brocados, look total dourado e foco nas fendas e decotes.
Irreverente: androginia, mistura de tecidos, estampas de pontos turístico (torre Eiffel, Cristo), bichos e personagens.
Agora para os lojistas, é digerir tudo isso e selecionar peças conforme o perfil do seu público e para o consumidor final, fique antenado às tendências e ouse, conforme o que te agrada, conforme o seu estilo e leve para dentro do seu guarda-roupa.
Bjs!
Mônica Boiteux
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