quinta-feira, 3 de março de 2011

Viva sua época!

Nada como a moda para datar uma época.

Através dos anos, a mulher passou a ter mais destaque na sociedade e a criação de roupas que traduzissem essa revolução foi aos poucos assumindo papel de destaque. Hoje é possível contar uma breve história da evolução da mulher na sociedade através do que era moda na época, pois um visual resume o que se vive em determinado momento.

Chanel foi a primeira a romper com a então moda vigente que ditava: roupas para mulheres devem ser saias ou vestidos. Chanel cortou os cabelos e usou calça. Com uma feminilidade ímpar, vide seu eterno companheiro, o colar de pérolas.

Viveu de moda, de traduzir um novo conceito para o novo papel da mulher a partir da década de 20.

Depois, a mulher comum se viu representada em diversos momentos por várias musas que ganharam a mídia.

Anos 50, as divas do cinema, como Rita Haywort mostravam uma mulher sensual. Marilyn fazia a linha sensual e ingênua. Vestidos justos e sensuais traduzem essa mulher.

Anos 60, Twiggy surgiu com o estereótipo da juventude como ideal de vida. Minissaias são ícone da época.
Anos 70, Farrah Fawcett e as Panteras traduzem uma mulher selvagem, que luta em igualdade com os homens. Jeans boca larga para todos.


Anos 80, Madonna e sua liberdade sexual. Faz e mostra. Peças-chave: lenços no cabelo, colares em forma de crucifixo. Exagero.


Anos 90 é a vez de Sharon Stone com uma sensualidade moderna, diferente dos anos 50. Agora ela é quem dá as cartas. Nas roupas, o minimalismo.

De 2000 para frente, Stella MacCartney é uma das pessoas mais influentes na moda e no mundo. Conceitos verdes como ecologia e sustentabilidade são tratados de forma moderna. É uma mulher que nos representa, que vê o futuro do planeta. Peles fake.

Então, como visto, moda é mais uma, dentre tantas outras, expresão de identidade de uma geração.

Então, não queira ficar datada. Vista-se como uma mulher da sua época. E sua época é agora! Vista-se de forma a mostrar quem é, quais são suas ideias, seja ousada, experimente. Se você tem uma duvidazinha sobre seu visual, pergunte a uma amiga se quem sabe, a sua franja já não está datada? Ou seu cabelo não merecia um novo corte? Não é para ficar vítima de modismos que nada tem a ver com você, a questão aqui é se mostrar antenada com o seus momento.

E se você não se sente à vontade para perguntar a alguém próximo, pergunte a um profissional. Assim como para algumas questões a gente prócura um psicólogo, para outras ligadas ao visual, existem os consultores de estilo. Gente que estudou sobre harmonia, cores, significados e formas e que vai te ajudar a te redescobrir como mulher. Se você se identifica e precisa dessa ajuda, é só me procurar (9992-1141) ou quem sabe, indicar para uma amiga que precisa desse toque.

Para continuar esse assunto, me ajude a preparar o próximo post, me diga quem é a mulher, ou as mulheres, que te inspira.

Um ótimo Carnaval e um Feliz Dia da Mulher – 8 de março!

Bjs!

Mônica Boiteux
Imagem e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário