sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vitória Moda Show - Sustentabilidade e Moda

Segundo dia de VMS, adorei a palestra de Clarisse Araújo do bureau de tendências WGSN. Algumas ideias para você aplicar na sua empresa:

- Usar embalagens retornáveis, fazer de sua loja um ponto de recolhimento de pilhas.
- Sabia que a Mac (maquiagens) te dá um batom a cada 6 embalagens devolvidas? Bom, né?
- Peça para sua cliente doar roupas na sua loja e ela pode ganhar desconto em serviços ou produtos.
- Faça parcerias com causas que se idnetifica no seu blog ou site.
- Visual Merchandising (vitrine, ambiente interno) com muito branco, alguma planta e destaque apenas para o produto. A Cèline fez uma loja total white e colocou apenas uma bolsa sobre uma caixa (branca) na vitrine. Mais clean, impossível.
- Loja com sensação de galeria de arte, com poucas peças expostas com arte.
- Crie grupos, seja para assistir jogos, desfiles, pedalar, etc...
- Organize as roupas nas arara por looks. Componha camisa com short com colar, com bolsa.
- Surrealismo em alta: vitrines com licença artística.
- Uma tendência que adorei é o Scan to Shop, ou seja, um aplicativo para folhear revistas em smartphones ou tablets onde você pode clicar sobre a roupa do editorial de moda que quiser comprar.
- Cole nas Olimpíadas, use imagens do Brasil na sua loja, coloque TV para assistir jogos.

Exemplo de vitrine inspirada no Surrealismo (Selfdrige, Londres).

 Decoração do evento, baseada na ideia de sustentabilidade: caixote de feira pintado de azul, enfeitado com garrafa de bebida, fita e flor. Adorei!

 Cortina em patchwork, mais caixotes de feira empilhados (pintados de azul).

Galhos secos de árvores com pássaros de origami pendurados e luzes amarelas e verdes sobre eles na rampa de acesso. Lindo!

 Pneus pintados de vermelho são a base da mesa de vidro.



Do Talk Show realizado pelo Instituto Rio Moda, que trouxe 3 mulheres que estão à frente de marcas como Farm, Animale e Via Mia, a ideia mais interessante foi o conceito de público-alvo que muita gente aind anão sabe como definir.

Então é assim: Definir público-alvo fica em 1º lugar, foco é tudo! E para definir seu público-alvo, idealize o personagem que você quer que use seu produto. Feito isso, saiba o lugar que ele frequenta, a classe social, em que outras lojas ele compra, etc...

Bacana também a fala da Kátia da Animale, que contrata seus vendedores pelo brilho no olho, pelo entusiasmo. O candidato deve gostar de atender, de fazer amizade. Daí cria-se o relacionamento com o cliente. A empresa dá o terinamento, não importa experiência anterior. E tratam o funcionário como um cliente.

Bora se inspirar e aplicar!

Bjs!

Mônica Boiteux

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