quinta-feira, 31 de maio de 2012

Imagem é tudo

Está dada a largada para as próximas eleições. Começam os tititis dos bastidores, as disputas, quem vai concorrer a quê, qual é o melhor candidato para aquela vaga, se tem o perfil desejado pela sigla e pelo eleitor, e o planejamento de campanha.


Dentre os itens de planejamento de marketing de uma campanha política, um ponto essencial é a preocupação com a imagem que o candidato projeta para o seu possível eleitor. Afinal, imagem é tudo. Tem um grande peso para criação de empatia com o outro. Em 30 segundo fazemos uma leitura visual da pessoa da cabeça aos pés, não duvide. Todos nós já ouvimos a expressão “a primeira impressão é a que fica”. Pura verdade.
Para não se tornar alvo de piadas e brincadeiras por conta de um visual mal cuidado, é indispensável a assessoria de um Consultor de Imagem. É esse profissional que irá auxiliar o candidato durante toda a campanha, criando uma imagem que transmita credibilidade e seriedade, seja nas ruas, nos comícios ou nos programas de televisão como Horário Eleitoral Gratuito e debates. 

É o Consultor que define que, se o programa for visita a uma comunidade carente, nada de ir de terno e gravata, ou você irá criar uma imagem de superioridade, afastando os eleitores. Aqui o objetivo é o corpo-a-corpo. Então nesse dia, camisa social e calça jeans. De preferência camisa azul, cor agradável e que transmite seriedade.

Em um programa de televisão, a melhor pedida é mesmo o terno para os homens e terninho para as mulheres. Em um debate, é uma roupa que transmite a imagem de responsabilidade, autoridade e conhecimento dos temas abordados. Mas não é qualquer terno, ou o candidato poderá parecer que está com a fisionomia abatida se a cor for mal escolhida. O tamanho deve ser correto. Nada de terno grande ou pequeno, ajeitado de última hora. Não é hora para se permitir deslizes na imagem. Afinal, o tempo é curto e outra oportunidade, só daqui a 4 anos.

Para os petistas, gravata vermelha. Em época de eleições, Tucano passa longe de gravata vermelha, se é que possui alguma em seu armário. Um bom corte de cabelo, barba e bigode aparados, ar saudável. Nada de pelos em profusão saindo de sobrancelhas, narinas ou orelhas. Se for necessário o uso de óculos, que sejam os mais imperceptíveis. E com lente anti-reflexo.

Para as mulheres, maquiagem discreta, uma pele bonita, cabelos modernos e em tonalidade compatível com seu tom de pele. Nada de terninhos coloridos, como azuis, rosas e outros. Prefira o neutro e use sob o paletó uma blusa bonita, em uma cor que realce sua pele. Aí sim, pode usar cores como rosa, vermelho, azul, etc... Bijuterias discretas sempre.
Há casos que pedem intervenções mais radicais. Vale lembrar que Dilma Roussef fez uma cirurgia plástica na face antes das eleições. Ela tinha cara de brava e a plástica suavizou seus traços, deixando ela com cara de Mãe do PAC. O Lula desentortou e clareou os dentes, além de ter serrado os caninos, que davam a ele uma expressão permanente de raiva. Surgiu o “Lulinha Paz e Amor”. Marina da Silva, que foi candidata nas últimas eleições, também mudou bastante no decorrer da campanha. Sempre para melhor. Até um batonzinho natural feito de beterraba ela usou. Foi fantástico, pois optou por uma solução em sintonia com seus ideais verdes. Paulo Hartung foi orientado a, gradualmente, retirar a barba. Em política, barba e bigode não são visuais muito bem vindos, a não ser que o candidato faça parte do PT. Aí conta até a favor, pois o candidato se apóia na imagem do Lula, que ainda colhe frutos de um alto índice de aprovação em seu governo. 

O trabalho de um Consultor de Imagem é aparar arestas no visual, mostrando ao eleitorado a melhor versão do candidato com um visual agradável, honesto e capaz. Tudo o que se espera de uma pessoa que ocupa um cargo público e que representa a imensa população desse país. 

Veja um look elegante com calça jeans e camisa azul.









Por: Mônica Boiteux – Consultora de Imagem e Estilo.

Mônica Boiteux é formada em Artes Plásticas pela UFES e atua na área de Imagem Pessoal, Assessoria de Moda, Identidade Corporativa e Produção Editorial.

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