quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Exposição de figurinos de Ney Matogrosso em SP


Quem for a São Paulo não pode deixar de visitar a exposição que reúne figurinos do cantor Ney Matogrosso.

O transgressor artista, que alcançou sucesso no grupo Secos e Molhados, nos anos 70, auge da ditadura, é marcado pelas indumentárias que costuma usar em seus shows. Inicialmente se apresentava com a face pintada (que o grupo Kiss imitou, apesar de não admitir), pois era uma forma de esconder sua extrema timidez.

E como esquecer das calças de franjas, das leggings de couro de cobra, dos acessórios de cabeça com penas e outras misturas. Um artista que, assumidamente homossexual, nunca se vestiu de mulher, sempre mostrou em seus figurinos ser uma pessoa ligada à natureza. Um artista com voz nem masculina, sem feminina, apenas lindamente afinada, dono de um rebolado único.


Só para constar: eu, com meus seis anos, era fã de Ney Matogrosso, tinha um disco que meu pai comprou na Sendas (morávamos no Rio) que eu ouvia direto...

Vai lá:

Cápsula do Tempo: identidade e ruptura no vestir de Ney Matogrosso
Senac Santo Amaro – Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, Campo Grande, São Paulo – SP.
De 18.08 a 14.12, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h.
Entrada Gratuita.







segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Workshop Habilidade Têxtil


O Instituto Rio Moda realizará em 28 e 29 de Setembro de 2012, das 18h às 21h e das 9h às 18h, respectivamente, na Casa OESTUDIO, na Gávea, o workshop Habilidade Têxtil: da fibra ao mercado internacional, que será facilitado por Olivia Merquior.

Destinado aos profissionais da área de moda, decoração e figurino que desejam acrescentar o conhecimento têxtil ao seu repertório criativo e ao seu currículo profissional. Este workshop apresenta aos participantes a história antiga e futura dos tecidos, pontuando seus principais componentes: fibra, fio, construção, beneficiamento e mercado. Durante o workshop serão simuladas situações onde o conhecimento do mercado têxtil nacional e internacional se torna fator decisivo na solução de um problema. Como atividade prática, os participantes montarão uma pequena coleção de roupas e/ou objetos usando como ponto de partida tecidos pesquisados e desenvolvidos pelos mesmos. Ao final, todos terão conhecimento de como, através do tecido, poderão enriquecer ainda m ais a capacidade criativa e técnica em seu mercado de atuação.

Olivia Merquior é graduada em fashion design (BA Honours) pela Central Saint Martin's College of Arts, de Londres, com pós-graduação em Arte e Filosofia pela PUC-Rio. Já realizou trabalhos como estilista para marcas como Leeloo e Animale. Em 2007, foi assistente da coleção de primavera/verão 2008 do estilista inglês Jonathan Saunders. Desde 2008 trabalha na área de pesquisa e desenvolvimento de materiais nacionais e internacionais para Animale desfile e varejo, Abrand e FYI. Inicia um projeto de estruturação do departamento de pesquisa e desenvolvimento de materiais do grupo Sacada e mantém um projeto de pesquisa sobre tecnologia têxtil e civilização desde 2010.


Para mais informações, telefone para (21) 2523-9975 ou 2522-2620 ou mande email para rodrigo@institutoriomoda.com.br.

Moda em Muqui

Em outubro, os olhos de quem gosta de moda e cultura irão se voltar para Muqui, no interior do ES.

É no dia 19 de outubro, em pleno fervor do centenário de Muqui, comemorado no dia 22 de outubro, que acontecerá o desfile com a coleção de roupas e acessórios resultantes da Oficina de Moda em Muqui, projeto aprovado no Edital do Núcleo de Criação (RCJ) e, também, no Edital da Secult – ES.

O responsável por esse movimento de moda que resgata a cultura dessa cidade cheia de história é Wander Polati, um nome conhecido do cenário muquiense. O jovem de 24 anos é representante de um coletivo de teatro e cinema, o Conosco Flui, mas possui uma veia artística muito forte. Um dos líderes do projeto “Vamos ao teatro”, realizados no Teatro Neném Paiva em Muqui, Wander tem paixão por figurinos e personagens. É o organizador e palestrante oficial da Oficina de Moda em Muqui, ES.

Veja algumas criações que retratam a cultura de Muqui:




Wander Polati



Por: Mônica Boiteux

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Semana de Moda de Nova York


Veja as principais tendências apresentadas na Semana de Moda de Nova York, Primavera Verão 2013, que teve  grandes nomes na passarela. 

Tommy Hilfiger, Victoria Beckham, Lacoste, Carolina Herrera, Marc Jacobs e Oscar de la Renta, foram alguns dos nomes internacionais, e, representando os brasileiros, Alexandre Herchcovitch e Carlos Miele, que têm feito uma bela história por lá.

Cada vez a moda está mais autoral, não existe uma só direção para a moda, mas podemos apontar algumas tendências: comprimento midi, cor branca e suas variações, candy colors, preto e branco, grafismos e mistura de padronagens na mesma peça.

Veja alguns looks desfilados.

Alexandre Herchcovitch: Xadrez leve, silhueta anos 20.


Calvin Klein Collection: Minimalismo, preto e branco, comprimento midi.


Carlos Miele: tecidos fluidos, animal print com um toque de cor, comprimentos assimétricos.


Carolina Herrera: Cores fluor, saias longas, amplas e fluidas, comprimento midi.



Marc Jacobs: Estilo urbano, silhuetas sem forma definidas, cintura baixa (anos 20), look camponesa com flores e xadrez na mesma peça, grafismo em preto e branco e misturas de padrões muito inetressantes.



Oscar de la Renta: Lady like, silhueta anos 60, cintura marcada, bordados rebuscados, candy colors, renda - romantismo.



Lacoste: Cores azul, laranja e off white. Estampas étnicas, modelagem esportiva e confortável (dna da marca).


Victoria (Victoria Beckham): Comprimento midi, silhuetas ajustadas ao corpo, geometria, preto e branco e recortes. Parece que a gente está vendo Victoria dentro das roupas...


Tommy Hilfiger: navy com nova leitura, listras azuis, vermelha e dourado, aliado ao branco.



Ralph Lauren: Urbano, pegada meio Chanel, vermelho remetendo à Espanha, mais precisamente aos toureiros, comprimento midi e pegada folk.



Cine Jardins - opção cult


O Cine Jardins é um cinema especializado em arte cinematográfica. Com uma programação selecionada que preza pela qualidade, o conteúdo e a diversidade, exibe as melhores produções cinematográficas realizadas ao redor do mundo, premiadas em festivais internacionais e distinguidos pelo trabalho de direção ou trajetória nos circuitos alternativos de cinema. 

Veja a programação até o dia 20 de setembro:

SALA 01


A Rebelião (L’ordre et la Morale – França, 2011 – 136 min.)

Romance / Drama – Classificação 14 anos – todos os dias – 16h45 / 21h05
Novo filme do diretor e ator francês Mathieu Kassovitz (“Rios Vermelhos”, “A Vida de Outra Mulher”) que aborda o fato real ocorrido em Abril de 1988, na colônia francesa de Nova Caledônia, onde 30 policiais são feitos reféns por um grupo que luta pela independência do país. Trezentos soldados franceses são enviados para restaurar a ordem. De conteúdo reflexivo e que faz críticas diretas à política de estado francesa nas últimas décadas, o conflito coloca frente a frente o capitão Philippe Legorjus, da força especial francesa, e Dianou Alphonse, líder dos rebeldes. Por meio de valores comuns, eles vão tentar resolver o conflito pelo diálogo, mas, no meio de uma eleição presidencial, os interesses políticos ditam as regras.
Nota do portal AdoroCinema (crítico Lucas Salgado): * * * * (Ótimo)

Um Divã Para Dois (Hope Springs – EUA, 2012 – 100 min.)

Romance / Drama – Classificação 14 anos – todos os dias – 19h10
O Dr. Feld (Steve Carell) é um famoso terapeuta de casais que já resolveu muitos casos bem complicados. Quando Kay (Meryl Streep) finalmente consegue arrastar seu teimoso marido Arnold (Tommy Lee Jones) para o divã do Dr. Feld, nunca mais nada será como antes, pois dividir o mesmo divã com o marido será muito mais complicado do que dividir a mesma cama.
Nota do portal Cineclick (crítico Roberto Guerra): * * * (Bom)

Valente (Brave – EUA, 2012 – 90 min.)

Animação/Infantil – Dublado/2D – classificação livre – apenas sábado e domingo – 15h00
Matinê Promocional Cine Jardins: todos pagam meia!
Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus e da rainha Elinor. Determinada a trilhar o próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin, o carrancudo Lorde Macintosh e o perverso lorde Dingwall. Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira em busca de ajuda, tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos, antes que seja tarde demais.

SALA 02


Intocáveis (IntouchablesFrança, 2011 – 112 min.)

Comédia – Classificação 14 anos – todos os dias – 16h50 / 19h00 / 21h15
De Olivier Nakache e Éric Toledano. Com Omar Sy e François Cluzet. “Intocáveis” é um dos maiores fenômenos de bilheteria do cinema francês em todo o mundo. A comédia conta a história de Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico que sofre um grave acidente e fica tetraplégico, passando a precisar de um auxiliar de enfermagem para atendimento domiciliar e ajuda nas tarefas cotidianas. O contratado é Driss, que após cumprir uma pena de seis meses de prisão, agora vive nos subúrbios de Paris e não tem qualquer formação para o cargo. Dois mundos se encontram dando origem a uma amizade louca, forte, engraçada, inesperada, uma relação única que irá torná-los “Intocáveis”. Baseado no livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo,“Le Second souffle”.
Nota do Jornal do Brasil (critica Julia Moura): * * * * (Ótimo)

Era do Gelo 4 (EUA, 2012 – 97 min.)

Animação/Infantil – Dublado/2D - classificação livre – apenas sábado e domingo – 15h10
Matinê Promocional Cine Jardins: todos pagam meia!
O novo longa da turminha gelada traz o tema do efeito estufa e o degelo como pano de fundo para ilustrar uma série de acontecimentos. O faminto esquilo Scrat provoca a separação dos continentes devido a sua fixação pela noz, que insiste em se afastar dele tornando-se quase uma maldição. Agora, os amigos Manny, Diego e Sid estão à deriva em alto-mar e usando icebergs como embarcações. Enquanto isso, Sid reencontra sua mau-humorada avó, e deve lutar contra terríveis piratas, determinados a impedir que o grupo encontre o caminho de casa.

Preços:

Segunda, terça e quarta: R$10 (inteira) / R$ 5 (meia)
Quinta e sexta: R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia)
Sábado, domingo e feriados: R$ 14 (inteira) / R$ 7 (meia)

Telefone: (27) 3026-8099 - de 14h às 22h

Workshop Gestão Financeira para Negócios de Moda





O Instituto Rio Moda realizará em 26 de setembro, 3, 10 e 17 de outubro de 2012, sempre das 18h às 22h, na Casa LUZ, em Botafogo, o workshop Gestão Financeira para Negócios de Moda, que será facilitado por Luciana Vicente.

Este workshop objetiva apresentar uma metodologia de gestão financeira que facilita o dia a dia do gestor financeiro de empresas de moda. Os participantes terão conhecimento dos principais processos, tais como: criar e analisar o plano de contas, controlar e analisar o fluxo de caixa e o DRE, levantar os indicadores financeiros e analisar os resultados obtidos por período. O workshop abordará também todo o processo financeiro que antecede o lançamento de uma coleção, apresentando metodologias e técnicas que contribuem para dar clareza aos resultados. Ao final, cada participante terá conhecimento das principais rotinas de uma empresa e saberá definir o processo financeiro que melhor atende a empresa pela qual trabalha.

Luciana Vicente é sócia-diretora de Finanças na LUZ Consultoria. Já ministrou cursos e palestras sobre gestão financeira e plano de carreira para mais de 200 profissionais. Possui ampla experiência em projetos relacionados à gestão da qualidade (atuando principalmente na implementação das normas ISO 9001:2008 e PBQP-h), gestão de recursos humanos e gestão financeira. Atualmente assina uma coluna semanal no Blog da LUZ Consultoria e na Revista Malagueta (http://www.malaguetanews.com.br/) onde compartilha dicas e ferramentas sobre finanças e recursos humanos. 


Para mais informações, telefone para (21) 2523-9975 ou 2522-2620 ou mande email para rodrigo@institutoriomoda.com.br.