terça-feira, 13 de março de 2012

Na moda com inteligência

Já está no ar a versão on line do jornal O Cotidiano, onde estou participando com uma coluna sobre Moda. Segue aqui o texto e para quem quiser ver mais, segue o link do jornal, o texto está na página 25.

http://www.ocotidiano-es.com/


Na moda com inteligência


Tempos de crise. As notícias que chegam da Europa não são nada boas. Gregos e troianos estão passado fome mesmo, não duvide. E não tem jeito, no mundo globalizado que somos, mexeu lá, respinga aqui.

Como mulheres inteligentes que somos, sabemos que não deveríamos comprar nada, nem um alfinete, só o que realmente fosse necessário para a sobrevivência, como comida, remédios, etc... Coisas de primeiríssima necessidade, como em tempos de guerra.

Mas, somos mulheres... Vivemos num eterno dilema entre razão e emoção... Somos bombardeadas pela indústria da moda, pelas tendências do próximo inverno, pelos desfiles nacionais e internacionais, pelas pré-coleções. Apesar da voz da razão dizer que não, temos um desejo louco de consumir moda, de ficar ainda mais bonita, de experimentar.

E verdade seja dita, um visual atualizado é necessário em qualquer ambiente. Quem gosta de ser vista como uma pessoa que parou no tempo? Ou que usa roupas sem graça? Isso desvaloriza nossa imagem, joga contra quem somos.

Então, ó dúvida cruel, como aliar o desejo desenfreado a um pouco de bom senso? A boa notícia é que a receita não é tão difícil assim.

O primeiro passo é adquirir peças que tenham mais a ver com seu estilo do que com moda. Você não precisa entrar de cabeça em todas as tendências. É essencial que você conheça o seu corpo. O espelho é um bom amigo. Escolha as que te deixem realmente bonita. A roupa certa dá poder a quem usa. O mundo te olha diferente, com mais respeito e admiração.

Tenha em mente que você deve comprar roupas que tenham a ver com sua rotina. Se você vai a festas uma vez no mês e olhe lá, é besteira encher o armário com roupas de festa ou de noite.

Opte por peças que tenham longa vida útil. Jeans com bom corte e lavagem tradicional, camisas brancas de tecido, camisas e calças de alfaiataria, blazers, bolsas e sapatos de qualidade são itens em que vale a pena pagar um pouco mais. Você vai usar pelo menos uns cinco anos. Só pára de usar se enjoar. Então, vale o investimento.

Já nos itens de moda, como a pulseira, o brinco do momento ou um novo shape de calça, a dica é comprar poucas peças e pechinchar mesmo. Daqui a seis meses ou um ano você já deve parar de usar a peça. Todo mundo tem, você vai enjoar, com certeza. Ou ficar fora de moda, e isso ninguém quer, pecado mortal! Mas se você não investiu alto, fica mais à vontade para doar a peça. Assim você fica com a consciência tranqüila e ainda faz uma boa ação. Não tem melhor.

Nos cabelos, a tendência é usá-los da forma mais natural possível. O segredo é abusar de finalizadores. Bom que a gente economiza com progressivas, definitivas e afins. Tinturas podem ser dois a três tons acima da cor natural. A tendência ombrè hair, onde a raiz é mais escura e as pontas mais claras num efeito degradê também são ótimas para adiar a ida ao salão. Ponto para o seu bolso.

Informação é essencial. Leia revistas e blogs de moda. Assim você fica sabendo em que vale a pena investir na próxima estação, se a tendência vai durar ou não. Importante também é ficar atenta aos períodos de promoção do comércio. Normalmente as lojas entram em liquidação entre janeiro e março, quando liquidam o Verão e entre junho e agosto, quando acabam com o estoque de Inverno.

Acompanhar tendências sem detonar sua vida financeira é mais fácil do que parece. Você não precisa ter tudo o que a moda lhe impõe. Seja dona do seu estilo e da sua vida.

Hoje, o verdadeiro luxo é ter tempo para você fazer o que realmente gosta, seja uma viagem, receber os amigos, comprar um bom livro, cultivar um jardim... Sua imagem é importante, mas não dê a ela mais atenção do que for realmente o necessário para o seu bem-estar e o seu bolso.

Por: Mônica Boiteux – Consultora de Imagem e Estilo.

Mônica Boiteux é formada em Artes Plásticas pela UFES e atua na área de Imagem Pessoal, Assessoria de Moda, Identidade Corporativa e Produção Editorial.

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