terça-feira, 26 de agosto de 2014

Identidade Capixaba na Moda


Quem me conhece sabe que tenho um longo percurso de mais de 20 anos atuando na área de Moda, mas em 2013, decidi fazer uma retorno ao desenho à mão, em especial, aquarela.

Procurei o artista plástico Wagner Veiga, mestre na técnica de aquarela e bico-de-pena e iniciei as aulas. Durante o curso, percebi que posso unir duas áreas que tenho afinidade e experiência, que são a Moda, não por sua efemeridade, mas sim por seu caráter comportamental, e a valorização da cultura capixaba, que tem se tornado constante em meus pensamentos e falas.

O uso de ícones capixabas aliado à pesquisa, ao desenho artístico e a uma impressão têxtil de alta qualidade pode levar a nossa Identidade Cultural a um novo olhar, a uma obra que se pode carregar no corpo, a ArtWear (Arte para Vestir), uma arte que é próxima de todos.
 
Veja aqui a coleção Identidade Capixaba na Moda. Todas as estampas estão disponíveis para licenciamento.
 



















 


Mônica Boiteux

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Desfile Vitória Moda - Último dia



Vamos ao resumo do último dia da Edição Fashion do Vitória Moda.

Começamos com Illusyon, mostrando tendências no jeans, que vem muito trabalhado com lavagens diferenciadas, aplicações de pérolas e outras pedrarias, além de brilhos. Vimos short saia, shor boxer, desfiados, rasgados.

O Espírito Santo é referência em jeans, somos uma indústria forte. Destaque para os suspensórios.




Em seguida a PK Premium, com shorts coloridos, colete longo com franjas, shorts com aplicações, jeans rasgados, claros, macacão jeans, jeans encerados tipo couro preto, cintura alta nas calças, jeans estampado em preto e branco, jeans branco.




A Base Nuclear veio fortalecer as tendência do jeans super trabalhados, com peças manchadas, claras, aplicações, como correntinhas, desfiados.

Bermuda masculina em cores vivas como rosa e verde e também em cores lavadas, como o amarelo claro. 

Trouxe estamparia nas saias e vestidos. Mostrou shorts brancos jeans com estampa, outros com guipure e strass e ainda efeito devore. Calças femininas com sublimação e saias e calças em modal.





Verônica Santolini trouxe para a passarela as tendências de moda Praia para o Alto Verão 2015. 

Modelagens tomara-que-caia, meia-taça, babados, calcinhas com recortes, calcinhas mais altas (anos 50) e maiô engana-mamãe.

Para os meninos, muita sunga com print digital.

Uma novidade é usar biquíni como top, com tecido fluido no próprio sutiã.

Como saída de praia, a proposta é usar saia longa, calça ou um estilo penhoir em tecidos super fluidos, uma proposta Resort de luxo.









A Puro Luxo mostrou uma coleção com algumas lindas propostas, como a blusa off White com telinha e uma saia com uma belíssima estamparia. Vimos na passarela macacão, conjunto de calça com top cropped, saia rodada anos 50, além de short em alfaiataria com cintura alta e vestidos. Destaque para blusa co manga em recorte a laser.

Cartela de cores com verde neon e muito vermelho.





A Hagaef, que é uma estamparia digital e confecção veio mostrando muita força na estamparia, com uma cartela de cores do suave ao étnico, pincelado por azuis, amarelos e laranjas. Destaque para estamparia imitando devore. Algumas estampas bem delicadas e outras onde o grafismo veio forte.

Nas modelagens, pantalonas em tecido fluido, caftã. Peças com recorte em laser.

Interessante a junção forma e estampa, muito bem casada.





Ivan Aguilar

A coleção feminina de Ivan Aguilar é para Reis e Rainhas, pura nobreza, com uma cartela de cores sóbria , arabescos e metalizados, puro ouro líquido, nos casacos, vestidos e golas importantes.

Passeia pelo melhor da moda, os anos 50, 60 e a Idade Média. Anos 50 nas saias rodadas e na silhueta feminina com cintura marcada. Os anos 60 estão nos vestidos evasês e a Idade Média nas anquinhas sugeridas pelo seu corte impecável. Tudo muito bem composto e apresentado.

Vejo a Duquesa Kate Middleton usando tais roupas. Um luxo discreto.

Ivan tem o domínio do tecido e reinventa a camisaria feminina com transparências, laços e golas incríveis!

Aplaudimos de pé a parceria com Jacqueline Chiabay que produz ao lado de Ivan, as peças trançadas em couro, como vimos em saias e casacos, com as flores estruturando os ombros. Um primor de construção, uma bela parceria. Um desfile digno dos mais influentes centros de Moda, esteja onde estiver, Ivan Aguilar é um mestre e um orgulho para o Espírito Santo.












 Até!

Mônica Boiteux