sábado, 28 de julho de 2012

Vitória Moda Show - último dia

O último dia desta 5ª edição do Vitória Moda Show começou com a palestra de Danielle Ferraz, Criando Luxo do Lixo. Veja alguns pontos mais importantes da palestra:

- Conceito de sustentabilidade: Economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. Use a moda como agente de comunicação da sustentabilidade.
- Pernambuco é um grande pólo de moda sustentável. Criam-se lindas peças que tem sido exportadas. O olhar estrangeiro valoriza mais do que o nosso peças artesanais e sustentáveis.
- O luxo estará cada vez mais ligado a exclusividade, ao personalizado que a a logomarcas.

Ideia bacana para vitrine e exposição de sapatos. Tenha em mente sempre algo com arte.


Em seguida foi a palestra da Luisa Mendes, sobre o processo de criação. Foi uma palestra em que ela contou como é o seu processo de criação, primeiro pessoal, depois na Luiza Barcellos. Foi mais voltada aos estudantes de moda. Uma informação importante para os lojistas e criadores é que:

- Algumas lojas estão criando coleções cápsulas, com 6 peças, cada look, uma cor, e não mais coleções baseadas nas estações. O consumidor é ávido pelo novo e as estações estão cada vez mais indefinidas.

Maquiagem

Passei no stand da Boticário, fiz uma maquiagem básica e conversei com as maquiadoras. O que deve vir para o Verão são os batons vermelhos mais abertos (alaranjados) e o nude, que continua.

Nos olhos, delineadores coloridos, prata e dourado e rímel colorido (mas sem exagero, só um toque).

Um produto que gostei foi um para sobrancelhas, que de um lado parece um gloss marrom e do outro é um gel fixador para os pelinhos.

Na pele, o uso de primer e base natural.

Desfiles: Bendita Seja

O desfile da Bendita Seja foi maravilhoso! Roupas fluidas, coloridas, curtas e longas e uma nova e genial releitura da saia mullet, com comprimentos mais próximos e muito mais elegantes. Fecharam o desfile com um show da Tati Wuo, os proprietários da marca Angelita e Victor e todas as modelos numa verdadeira festa. A plateia batendo palmas no ritmo da música, gente o que foi aquilo? A Bendita Seja tem tudo para dar vôos ainda maiores.


Veja alguns looks desfilados:




 Tati Wuo cantando.


 Final apoteótico do desfile.



Em seguida foi o desfile da Lei Básica, ou Lei Bsc.


Depois do que vimos da Bendita, o que vimos foi uma apresentação morna. Roupas bem comerciais, muita mullet em saia, vestidos e blusas, algumas boas sacadas de transparência em camisas e ideias interessantes nos jeans. Gostei de um shortinho jeans salpicado de pérolas. Tinha um famoso no desfile, mas não tenho ideia de quem seja, que vergonha!!! Adorei os penteados das modelos, as tranças. Ótima ideia para prender o cabelo com mais estilo no Verão.










Final



Mais gente com looks interessantes e outros completamente enganados na tentativa de parecer fashion. Adorei o look dessa moça, veja que mistura bacana, de lenço no cabelo, óculos, bata como vestido, legging e botinha.

 Ou esse colar maravilhoso, de uma designer de bijuterias de Iúna. Eu querooooo!!!



O pessoal dos stands disse que o movimento foi fraco, decepcionante. Acho que tinham poucos compradores e muitos estudantes e curiosos.

Alguns stands que me chamaram a atenção foi um do Rio que faz malhas de tricô leves e super bonitas, a Exatta e a Amabilis vieram com uma coelção bem bacana.

Cláudia Manhães estava com um stand lançando um site bem legal para quem tem loja ou confecção, o fashion2b.com.br . É um site que reúne tendências, cartela de cores, tecidos e texturas, estamparias, aviamentos, editoriais, vitrines internacionais, croquis e books, desfiles, vídeos explicativos e outros serviços. O valor para assinar e ter acesso a tudo isso é de 1.000,00 por ano e durante o evento, estava em 600,00 por ano, fruto de parceria com o Sebrae.

As coleções mostradas durante o evento (nos stands) eram todas muito parecidas: mullets, rendas, branco e estampas, basicamente. Parece que um mesmo designer cria modelos e estampas para todas as marcas. Estão faltando marcas mais autorais e inovadoras.



As palestras foram mais fracas em relação ao ano passado. Dessa vez foi muito voltada aos estudantes, esqueceram-se dos profissionais que já atuam na área.

E para manter tudo funcionando bem e limpo, uma equipe dos bastidores fez toda a diferença, entre organizadores, seguranças e pessoal da limpeza, tudo certo!




É isso e até a próxima ediçlão, VMS!


Bjs!
Mônica Boiteux



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vitória Moda Show - Sustentabilidade e Moda

Segundo dia de VMS, adorei a palestra de Clarisse Araújo do bureau de tendências WGSN. Algumas ideias para você aplicar na sua empresa:

- Usar embalagens retornáveis, fazer de sua loja um ponto de recolhimento de pilhas.
- Sabia que a Mac (maquiagens) te dá um batom a cada 6 embalagens devolvidas? Bom, né?
- Peça para sua cliente doar roupas na sua loja e ela pode ganhar desconto em serviços ou produtos.
- Faça parcerias com causas que se idnetifica no seu blog ou site.
- Visual Merchandising (vitrine, ambiente interno) com muito branco, alguma planta e destaque apenas para o produto. A Cèline fez uma loja total white e colocou apenas uma bolsa sobre uma caixa (branca) na vitrine. Mais clean, impossível.
- Loja com sensação de galeria de arte, com poucas peças expostas com arte.
- Crie grupos, seja para assistir jogos, desfiles, pedalar, etc...
- Organize as roupas nas arara por looks. Componha camisa com short com colar, com bolsa.
- Surrealismo em alta: vitrines com licença artística.
- Uma tendência que adorei é o Scan to Shop, ou seja, um aplicativo para folhear revistas em smartphones ou tablets onde você pode clicar sobre a roupa do editorial de moda que quiser comprar.
- Cole nas Olimpíadas, use imagens do Brasil na sua loja, coloque TV para assistir jogos.

Exemplo de vitrine inspirada no Surrealismo (Selfdrige, Londres).

 Decoração do evento, baseada na ideia de sustentabilidade: caixote de feira pintado de azul, enfeitado com garrafa de bebida, fita e flor. Adorei!

 Cortina em patchwork, mais caixotes de feira empilhados (pintados de azul).

Galhos secos de árvores com pássaros de origami pendurados e luzes amarelas e verdes sobre eles na rampa de acesso. Lindo!

 Pneus pintados de vermelho são a base da mesa de vidro.



Do Talk Show realizado pelo Instituto Rio Moda, que trouxe 3 mulheres que estão à frente de marcas como Farm, Animale e Via Mia, a ideia mais interessante foi o conceito de público-alvo que muita gente aind anão sabe como definir.

Então é assim: Definir público-alvo fica em 1º lugar, foco é tudo! E para definir seu público-alvo, idealize o personagem que você quer que use seu produto. Feito isso, saiba o lugar que ele frequenta, a classe social, em que outras lojas ele compra, etc...

Bacana também a fala da Kátia da Animale, que contrata seus vendedores pelo brilho no olho, pelo entusiasmo. O candidato deve gostar de atender, de fazer amizade. Daí cria-se o relacionamento com o cliente. A empresa dá o terinamento, não importa experiência anterior. E tratam o funcionário como um cliente.

Bora se inspirar e aplicar!

Bjs!

Mônica Boiteux

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vitória Moda Show - Palestra com Dudu Bertholini


A primeira palestra do VMS foi "As transformações da moda no século XXI" com Dudu Bertholini, estilista da Neon.

Dudu é uma figura ímpar. Dinâmico, acessível, bacanérrimo!

Veja aqui alguns pontos principais da palestra:

Moda deve estar em sintonia com o estilo para ser verdadeira.

A última peça realmente nova foi a mini-saia, nos anos 60.

A inovação é como usar todas essas peças que já foram inventadas.

No final do século XX, a tecnologia muda tudo. Seguir a moda é muito século XX. No século XXI, existe a procura pelo que é autêntico (o estilista,  a loja).

A moda atual é mistura, ruído, contraponto. Em oposição a isso, o ser humano é coletivo, quer pertencer a um grupo. Por isso a moda, a tendência, tantos cabelos iguais e roupas idem.

Livro O império do efêmero (autor é filósofo russo) diz que o novo agora vem da tecnologia, vem da Apple. A moda e as artes plásticas não são mais agentes transformadores como foram no século XX.

Em seguida, Dudu fez uma retrospectiva da moda no século XX:

Anos 10: silhuetas largas.

Anos 20: transgressão. Anos loucos. Silhuetas retas, cintura no quadril. Chanel (que inventa o rabo de cavalo), uso de jóia com bijou. Navy. Silhueta andrógina.

Anos 30: Anos de depressão (Crise de 29) e glamour. Válvula de escape é o cinema: Greta Garbo, Marlene Dietrich. Silhueta lânguida, longilínea.

Anos 40: 2ª Guerra Mundial. Economia de tecido, silhueta mais sisuda, tailleur e turbante. Foco nos ombros. Diva: Catherine Hepburn.

Anos 50: Europa falida e sonho americano em alta. New Look Christian Dior. Resgate da feminilidade e romantismo. Cintura fina e saia rodada. Começam a surgir as contracorrentes: Rebeldes, rock a Billy, James Dean.

Anos 60: o jovem passa a ser ícone de moda. Modelo Twiggy, linha A, cortes geométricos. O homem chega a lua, o plástico é inventado, a mini-saia e a pílula anticoncepcional também, roupas tecnológicas (lembra de Paco Rabanne?). Pret a Porter, larga escala, fast fashion. Contra corrente: os hippies e suas roupas fluidas, alongadas e orgânicas.

Anos 70: Ser passa a ser mais importante do que ter. Valorização do artesanal. Bebe nos anos 30 com as silhuetas fluidas. Boca de sino, costeleta. Minimalismo: Halston, maior designer americano.
Em 76, surge o punk.

Anos 80:  Rhodes – estilista inglesa. A mulher entra agressivamente no mercado de trabalho. Roupas de academia (Sport wear). Geração saúde, poder. Moda é um sistema antropofágico: alimenta-se dela mesma. Maquiagem pesada, cores fortes.

Anos 90: desejo de naturalismo. Estética nada. Jeans e camiseta. Despojamento e casualidade. Tribos: grunges (1993). Os desfiles copiam os looks das ruas. Surge o hi-lo. Final dos anos 90: neominimalismo. Ser ao invés de ter volta em contraponto aos anos 80.

Anos 2000: Internet se populariza. Tudos os estilos entram em um só caldeirão. Tecnologia sempre aliada ao humano. Sucesso do Facebook. 

Dudu termina a palestra com a frase: Moda é oferta, estilo é escolha.

E claro, eu e Dudu Bertholini, sempre estiloso:





Bjs!!

Mônica Boiteux

Vitória Moda Show 2012 - Abertura

Começou a 5ª edição do Vitória Moda Show, no Centro de Convenções de Vitória. Uma fauna de gente estranha (cabelo pink, verde, bigodes à Salvador Dali), as patricinhas (que acham que são descoladas), empresários e lojistas.

Periguete não tem. Em evento de moda, homem é espécie rara, então, não atrai o tipo.

Dona Maria Virgínia Casagrande (1ª Dama do ES), D. Hilda Cabas, Beth Kafuri são autoridades presentes, além de presidentes do Findes, Cindes, Senai, Câmara do Vestuário, Secretário de Desenvolviemnto, etc...

Um ponto importante do discurso de abertura das autoridades foi a fala do Secretário de Desenvolvimento do ES, Márcio Félix.:

- "Criatividade e inovação são as saídas para a crise. Agregar valor é a peça-chave".

Uma boa notícia foi dada pelo presidente da Câmara do Vestuário, Paulo Vieira. Foi criado o Fundo de Inovação que destinará recursos a projetos ligados a criatividade. Mais informações na Findes com Marcela, da Câmara do Vestuário.

Seguem alguns tipos inetresantes que passaram por lá:

Autoridades à mesa.


Sneaker é febre.


Caveira é a nova Hello Kitty, como bem disse Dudu Bertholini. Achei interessante o cabelo.


Uniforme fashion: camiseta larguinha, short jeans, sneaker, coque alto e batom alaranjado forte.


Mais saias mullet de enjoar e um ar condicionado de matar de frio!!!

Bjs!!

Mônica Boiteux

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Operação Verão!

O Inverno é a época ideal para começar a preparar o corpo para o verão. Quanto mais cedo você iniciar um programa corporal, melhor será o resultado.


Para auxiliar no seu objetivo, o Lumière Beleza e Estética apresenta o pacote de Corrente Russa, um tratamento que usa tecnologia de ponta e visa enrijecer e tonificar a musculatura,  melhoria do fluxo sanguíneo e do sistema circulatório.

É indolor e extremamente eficiente no tratamento de fortalecimento muscular e modelagem corporal. Agende seu horário no Lumière Beleza e Estética e faça uma avaliação. Telefone: 3299-5862.





segunda-feira, 9 de julho de 2012

Vitória Moda Show!

O povo da moda já está totalmente mobilizado para acompanhar o Vitória Moda Show, que está na sua 5ª edição, entre os dias 25 e 27 de julho no Centro de Convenções de Vitória.

Veja a programação do evento:


25/07 – Quarta-feira
13h30 (14h00) às 16h00 – Palestra “As Transformações da Moda no Século XXI e as Novas Maneiras de se relacionar com ela”
Palestrante: Dudu Bertholini – Estilista, stylist e consultor. Leciona e palestra por todo o Brasil. Já coordenou um Master de Moda no IED e palestra para o SENAC. Já assinou stylings para as revistas I-D, Vogue, Elle, desfiles para Levi’s, Triton, Colcci, André Lima, Cris Barros, Fábia Brecsek, NKStore, entre tantos outros. Participou dos programas GNT Fashion, Esquenta (Rede Globo), Ana Maria Braga (Rede Globo), Fashion TV, Multishow, Seriado Alic etc. Foi jurado de moda do programa “Brazil’s Next Top Model” por duas estações ao lado da apresentadora Fernanda Motta e também dos prêmios Criativa de Moda jovem.
14h00 às 18h00 – Espaço Business aberto apenas para lojistas (obrigatória apresentação do CNPJ e cartão de visita)
18h00 às 22h00 – Espaço Business aberto ao público
17h30 às 20h30 – Desfiles
             17h30 – Novos Talentos
             19h00 – Presidium
             20h30 – Cobra D’Água

26/07 – Quinta-feira
13h00 às 18h00 – Espaço Business aberto apenas para lojistas (obrigatória apresentação do CNPJ e cartão de visita)
14h00 às 15h00 – Palestra “Sustentabilidade e Moda”
Palestrante: Clarissa Araujo Formada em Relações Internacionais com ênfase em marketing e negócios pela ESPM, diversos cursos em moda e jornalismo. Atualmente, gerente de novos negócios da WGSN Brasil, filial nacional do portal britânico líder mundial em pesquisa de tendências de consumo e moda.
15h30 às 16h30 – Palestra Talkshow (Oferecimento: Instituto Rio Moda)
Palestrante: Constança Basto É uma reconhecida designer brasileira de calçados. Fundou a marca que leva seu nome em 1998, quando tinha apenas 21 anos. Hoje, conta com uma rede de 6 lojas próprias no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Recife e mais 100 pontos de venda espalhados pelo Brasil e o mundo. A construção dos calçados e acessórios femininos é feita pelos melhores artesãos do Brasil.
Bel Yunes É coordenadora de estilo da Animale, fundada em 1991 pelos irmãos Roberto, Gisella e Claudia Jatahy. A marca possui mais de 60 lojas próprias e cerca de 350 pontos de venda em todo o Brasil. Investindo fortemente em estilo e tecnologia têxtil, produz atualmente cerca de 3 mil peças por dia.
18h00 às 22h00 – Espaço Business aberto ao público
17h30 às 20h30 – Desfiles
             17h30 – Life Style Brasil (Origens, Landspride e FreeOcean)
             19h00 – Konyk
             20h30 – Missbella
 27/07 – Sexta-feira
13h00 às 18h00 – Espaço Business aberto apenas para lojistas (obrigatória apresentação do CNPJ e cartão de visita)
14h00 às 15h00 – Palestra “Criando Luxo do Lixo”
Palestrante: Danielle Ferraz – Jornalista e consultora de moda. Iniciou sua carreira na Editora Abril, empresa para a qual continuou a colaborar após a abertura de sua consultoria de moda, em 2000 – ano em que ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo. Expandiu a consultoria para publicidade e redes de varejo. Especializou-se em sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas, onde desenvolveu o projeto “Chic é ser Consciente”, premiado pela FGV como um dos 10 melhores projetos sustentáveis do país em 2004. Atualmente dedica-se a workshops de informação de moda; palestras voltadas a preparação de equipes de varejo de moda; elaboração de dress codes corporativos e também ministrações para mulheres que desejam ganhar mais estilo e elegância – atributos que, garante, todas podem aprender. Faz parte do quadro de palestrantes do Senac, instituição da qual foi docente, e do time de colaboradores do programa “Mais Você”, da Rede Globo.
15h30 às 16h30 – Palestra “O cultivo da criatividade”
Palestrante: Luisa MendesFormada em Gestão e Criação de Negócios da Moda pela Universidade de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo. Em 2008, no Mercatto Dona Lora, expôs a 1ª coleção denominada Catarina de Aragão. No mesmo ano, sob a curadoria de André Hidalgo, no Projeto Novos Criadores, desenvolveu a coleção intitulada Bauhaus - Casa da Construção. No final do mesmo ano, iniciou o projeto Arte para Vestir, pelo qual em cada edição obras de artistas são referência para coleções cápsulas. Em 2009, trabalhou Grafismos, Moda e Arquitetura, na coleção Pollock and Gehry. Em novembro de 2010, após o concurso Caderno Cultural promovido pela Empresa de calçados Luiza Barcelos, assumiu o cargo de assistente de Estilo da mesma e desde então atua como designer de moda.
18h00 às 22h00 – Espaço Business aberto ao público
17h30 às 20h30 – Desfiles
             19h00 – Bendita Seja
             20h30 – Lei Básica

Estarei lá para contar todas as novidades para você.

Bjs!

Mônica Boiteux